Nenúfares

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Monet

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O simples-complicado

Os quadrinhos são menos simples do que aparentam. A sua prática se fundamenta na narratividade. Eles contam histórias, por meio de imagens, apresentadas em uma descontinuidade gráfica: a cercadura que separa um plano do outro. Os textos verbais, veiculados pelos balões linguísticos, e as onomatopeias complementam essa forma de expressão artística. . Observe a tirinha da
Mafalda, a menina atrevida, inteligente,  criada em 1963 pelo argentino Joaquin Salvador Lavado, o Quino.

 A protagonista e Susanita têm características bem distintas. A primeira é crítica e questionadora enquanto a outra é uma menina desinformada e tola. Para compreender a sutileza da historinha é preciso conhecer as funções sintáticas. No primeiro quadrinho, Susanita usa o verbo amassar- transitivo direto- sem o complemento adequado: Minha mãe amassa. Mafalda a questiona como uma garota que é: de seis ou sete anos, mas com uma visão aguda do mundo: - ‘ Amassa e só’?
A partir daí, Quino vai brincar com a sonoridade das palavras, usando as figuras de linguagem chamadas aliteração e assonância. Quer dizer, há redundância das consoantes /m / e /s / o que caracteriza a aliteração e da vogal /a/, a assonância. Veja:’ A massa se amassa na mesa.’ Ou: ‘ A massa é sã’.Ainda usa o recurso do anagrama, isto é, a palavra amassa contém os mesmos fonemas presentes nos vocábulos massa e .
No quadrinho 4, para finalizar, a protagonista diz: O bom de ir à escola, é que a gente pode ter conversas literárias. Tal enunciado mostra a ironia da menina, como também o conhecimento dos recursos literários usados no contexto.

Teresa Magalhães

3 comentários:

  1. Nossa, adoro essas gatinhas. Não não, é a aliteração e a assonância. Essa união de letras iguais em palavras diferentes fica tão bonito, e Quino as escreveu em letra manuscrita, foi a cerejinha que faltava no bolo. Tudo bem que minha dicção não é lá essas coisas para tal, mas olhando assim...ai, ai rs

    :*

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. não creio que susanita seja desinformada e tola. Digo até que essas características atribuídas à ela foram infelizes. Elas conversam e brincam com uma situação corriqueira de suas vidas. Estão fazendo o uso da prática social da leitura e da escrita: estão jogando, se divertindo, estão criando, entrando em contato e trocando. Muito triste achar que por questões gramaticais alguém seja imbecil. Há gente que não é alfabetizada mas é letrada! Recomendo aqui o livro "LETRAMENTO um tema em três gêneros" da Magda Soares.
    Fica a dica para refletir um pouco sobre.

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