Algirdas Julien Greimas, semioticista francês, transpôs para a gramática da narrativa o conceito sintáctico de actante, lugar vazio que seria actualizado por uma personagem da narrativa, à qual caberia uma função. Cada actante se relaciona com outro por meio de três eixos diferentes: o eixo do saber, o do querer e o do poder, segundo o seguinte esquema, composto por seis actantes:

O sujeito é assim o protagonista que deseja um objeto, material ou imaterial. Para alcançar seu objetivo, é auxiliado/ prejudicado por forças/personagens, respectivamente adjuvantes ou oponentes. O destinador é a entidade que motiva a demanda do sujeito pelo objeto, sendo o destinatário o beneficiário dessa demanda.
Mario Vargas Llosa
Espaço
O espaço constitui uma das mais importantes categorias da narrativa, não só pelas articulações funcionais que estabelece com as categorias restantes, mas também pelas incidências semânticas que o caracterizam. Entendido como o domínio especifico da história, o espaço integra, em primeira instância, os componentes físicos que servem de cenário ao desenrolar da ação e à movimentação das personagens: cenários geográficos, interiores, decorações, objetos etc; em segunda instância o conceito de espaço pode ser entendido em sentido translato, abarcando então tanto as atmosferas sociais (espaço social) como até as psicológicas (espaço psicológico)
Reis e Lopes
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