Nenúfares

Nenúfares
Monet

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Magnólia

Magnólia nasceu velha. A noite escura e chuvosa camuflou o susto da família que esperava o choro do bebê. Ventava muito. Ninguém nada não dizia com som de voz. O pensamento boiava obscuro. A mãe, renitente, olhava as mãozinhas trincadas, os lábios desenhando o formato côncavo da boca, o narizinho afilado e adunco, perdido entre rugas. O nome de flor – Magnólia -era uma aragem de esperança de que a garotinha florescesse vistosa e perfumada, nem que pelo ligeiro tempo das plantas. Pois. A amarfanhez da pele logo se dissolveu. Desencrespou primeiro o rosto, onde salientavam as bochechas rosadas e os olhos muito redondos, trigosos. Rejuvenescia à medida em que medrava.
A casa em que moravam era simples e ampla. Arejada. O mobiliário rústico de madeira escura, a louça branca, as toalhas muito claras e engomadas quebravam a austeridade do ambiente. Localizada no Arraial da Conceição, lugarejo remansado, onde mero trinado de passarinho era o bastante para quebrar a monotonia. A notícia do nascimento de Magnólia se espalhou velozmente. As primeiras visitas foram atraídas pela insólita novidade: o bebê velhinho. Os que vieram depois, pasmaram-se com o frescor de sua pele, e atribuíam ao zelo materno o rejuvenescer da criança. Era extremosa a dona Leda. Rica em minúcias, esmerava-se nos detalhes. E o perfume? O espaço foi dominado por uma fragrância suave e agradável, que atravessava as janelas e alcançava a rua. Ganhou fama.
Era a vez das felicidades. Quando a Lua rebrilhava no quintal, o verde ondeava ao vento e levava os perfumes, sobrevoava a horta e pasto e campo e o rocio da madrugada. A noite, se fazendo dia, esparramava o júbilo da casa. A alegria e os matizes aromáticos. A família rememorava antigos pais passados que partiram. A herdade ficou no sangue e no correr da língua da trisneta. Assim foi. Magnólia vicejou cheirosa e falante. Trazia do fundo do íntimo o legado da trisavó. Solfejava no campanário do tempo.
- Havéra de ser assim, ruminava a mãe com seus botões, quando um friinho fino trouxe do ontem o perfume doce da avó.
Mas não ficou bem desse modo e jeito. Magnólia, nem passados dez anos, voltou a envelhecer. A pele, de formosa e lisa, engruvinhou-se novamente e a sua mão ficou rugosa e fechada. Os pés pareciam um jenipapo amadurecido e redondo. E o nariz cresceu, provocado pelo renitente perfume que invadia os lugares por onde ela passava. Entontecia com os odores que a rodeavam. A natureza sábia tratou de criar uma defesa, para que o mundo parasse de rodar. Nasceram-lhe pêlos, muitos pêlos, no vão das narinas. Aos dez anos, Magnólia aparentava uma velhinha de 80. A notícia correu o povoado. Desde parteiras, benzedeiras, rezadores, raizeiros, passando pelo prático da farmácia, todos entraram em polvorosa excitação, afundando no medo de que o mal jamais seria debelado. . Pois a filha, não tinha dúvida a mãe, padecia de uma enfermidade , que ela enxergava ser velhice precoce, tal o estado do rosto, da pele do corpo. No fundo, sabia que essa doença era de morte, sem chance de recuperação nenhuma. O relógio do corpo corria ligeiro e se cansaria logo, para o desolamento dos que a amavam.

Teresa Magalhães

4 comentários:

  1. Pensei um pouquinho em "A menina de lá" e claro, no Benjamin Button.
    Tá vendo? Você é do tipo que sempre provoca um questionamento e uma lembrança boa. E ao escrever, cria oportunidades para que seus leitores tenham contato com a Literatura da melhor qualidade: aquela feita por gente competente e que tem ótimas referências.
    Magnólia já nasceu sentindo o peso do tempo. Teria nascido também com a sabedoria dos velhos?
    E antes que eu me esqueça: amei a foto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que nessa semana eu participei de uma dinâmica em duplas, sobre gostos por atores e filmes, e o meu parceiro contou sobre esse filme do Benjamin Button.
    Mas a Magnólia vai morrer mesmo, não vai virar uma Angelina Jolie ou uma Katie Holmes quando estiver mais "velha"? Rs

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. No começo lembrou muito o filme 'O curioso caso Benjamin Button', é verdade. Mas do meio pro fim senti mais uma vez o talento grandioso de quem possui uma criatividade assustadora e incomum.



    Seguirei sem culpa
    Sorrindo pro nada
    Vendo as linhas enxutas.

    Olhos passageiros
    Enfrentam a luz
    Com avidez.
    O que desejo
    Martela no infinito.

    Nos versos
    A síntese de uma fagulha.
    Me desprendo da chama
    Com o nada
    E sem ver.

    Seguirei.
    Ave, palavra
    E sua leveza.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.