Nenúfares

Nenúfares
Monet

terça-feira, 6 de julho de 2010

Genialidade ou Loucura?




















A Psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura,
pois é a loucura que detém a verdade da Psicologia.

Michel Foucault

Arthur Bispo do Rosário, artista brasileiro, nascido no Sergipe, era considerado esquizofrênico- paranoico. Passou 50 anos de sua vida internado na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, onde morreu em 1989. Em seus delírios, recebeu a missão de recriar o universo para apresentar a Deus no dia do Juízo Final. Usava sucatas e lixo como material de trabalho. Frederico Morais organizou sua obra e a dividiu em segmentos: 1- o texto: nos estandartes bordados; 2- as roupas: o Manto da Apresentação e os fardões; 3- os objetos: ready-made mumificados (enrolados por linhas muitas vezes conseguidas ao desfiar seu uniforme hospitalar) e construídos (barcos, miniaturas); 4- as assemblagens ou vitrines, como dizia o artista. Foi comparado a Marcel Duchamp, pintor e escultor francês, criador da ready made, que significa o transporte de um elemento da vida cotidiana, para o campo das artes.
 
 

Um comentário:

  1. Além de ler seus textos deliciosos, uma das melhores recompensas que se tem ao vir aqui é sempre ficar sabendo de algo interessante.
    Eu não conhecia o artista, e nem a obra dele. Agora irei procurar saber mais ;-).
    "Louco". Quem não foi considerado assim? Colombo, Da Vinci, Galileu, Sade... e a história mostrou que eles é que eram lúcidos.

    Beijinho.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.