Nenúfares

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Monet

domingo, 23 de maio de 2010

Leitura, Interpretação e Produção de Texto

 
Ai, palavras, ai, palavras,
Que estranha potência a vossa!

Cecília Meireles

A palavra ler vem do Latim legere que significa 'recolher, apanhar; enrolar, tirar; escolher, captar com os olhos’ ( Houaiss, Antônio)
Segundo Ítalo Calvino, há três leituras de um texto: a sensorial, a emocional, a intelectual. A primeira diz respeito ao aspecto físico de um livro, de uma revista, de um jornal e a sensação que ele desperta. A segunda gera opiniões do tipo: gostei ou não gostei. Há textos que informam, outros deleitam. Alguns irritam o leitor. Enfim, eles promovem emoções. A terceira leitura, a intelectual, começa por um processo de análise que procura detectar a organização do texto, percebendo como ele constitui uma unidade e como as partes a relacionam para formar essa unidade.
Não podemos perder de vista a idéia de que um texto faz parte de um processo de comunicação. Alguém o produz para que outro alguém receba a mensagem. A leitura, portanto, é fruto da construção de sentido de um discurso do "eu" com o "outro", mediatizados pelo mundo.
Objetivos do curso:

a. Ler

A leitura do mundo precede a leitura da palavra,
daí que a posterior leitura desta
não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
Linguagem e realidade se prendem dinamicamente.

(Paulo Freire)
Ave, palavra pretende promover a leitura compartilhada de textos, em que professor e alunos realizam a troca de experiências cumulativas. Tudo isso, em busca do diálogo e da discussão sobre os significados textuais, a análise da linguagem usada, a busca de intertextualidade e a ampliação do conhecimento do leitor sobre os recursos lingüísticos. Também, a procura de interação entre realidade e simulacro da realidade: o Cinema, a Pintura, a Fotografia, o Cartum, os Quadrinhos, a Literatura. Também a investigação profunda do sentido escondido nas diversas formas de linguagem, tendo a Filosofia e a Psicanálise como bússola, auxiliares na construção dos significados.

b. Escrever

Minha liberdade é escrever.
A palavra é o meu domínio sobre o mundo.

(Clarice Lispector)

Noção de texto
A palavra texto vem do latim: téxtus,us 'narrativa, exposição', do v.lat. téxo,is,xùi,xtum,ère 'tecer, fazer tecido, entrançar, entrelaçar; construir sobrepondo ou entrelaçando', tb. aplicado às coisas do espírito, 'compor ou organizar o pensamento em obra escrita ou declamada'; ( Antônio Houaiss) Sua existência é resultado de um jogo de produção e de recepção, onde alternam os lugares do escritor e do leitor. O encontro se dá na linguagem e na travessia dos sentidos. Escritor e leitor são, por conseguinte, construtores de signos. Ora nos colocaremos na perspectiva do leitor, no trabalho investigativo das polifonias lingüísticas, ora na perspectiva do escritor, no exercício de produção de texto.
Escrever é expressar-se por meio da escrita. (Houaiss). Não é uma tarefa fácil, pois o material com que se trabalha- a palavra- não tem significado preciso. Ela não é a pedra bruta vinda da natureza É um produto cultural que herdamos, quando nascemos em determinado país. É polissêmica e brinca de camaleão, variando de sentido e nuances. Vai existir no contexto discursivo, que impõe a ela determinadas funções e não outras, conotando-a segundo o tom da atividade a ser desenvolvida.
O aluno deverá conhecer a palavra e as possibilidades de expressão, com o objetivo de atingir as seguintes competências: demonstrar o domínio da norma culta da Língua Portuguesa, sua ortografia; o emprego de letras maiúsculas, acentuação, separação de sílabas, hífen, pontuação, colocação de pronomes; flexão nominal e verbal; concordância nominal e verbal; parágrafo; regência verbal e nominal. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista .
Deve também buscar a coesão textual (articulação) das partes do texto, com uso adequado de recursos coesivos (conjunções, pronomes relativos, advérbios, pontuação, seqüência temporal) e lexicais (precisão na escolha das palavras, uso de sinônimos, repetição, reiteração etc), bem como idear a coerência textual, quer dizer, a organização do texto quanto a sua lógica interna e externa, quanto ao equilíbrio lógico das idéias e das partes.

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